PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 42534 > TODOS PELO SUL FAB COORDENA MAIS DE 1.400 MOVIMENTOS AéREOS NA REGIãO DE PORTO ALEGRE

TODOS PELO SUL

FAB coordena mais de 1.400 movimentos aéreos na região de Porto Alegre

Publicado: 2024-05-11 08:20:55
Com o fechamento do Aeroporto Salgado Filho, a Base Aérea de Canoas está recebendo aeronaves envolvidas nos resgates e voos comerciais em apoio às ações de ajuda humanitária ao RS

A atuação da Força Aérea Brasileira (FAB) em apoio à operação de resgate das vítimas da enchente no Rio Grande do Sul permanece intensa. Desde o início da mobilização das aeronaves e realização dos voos de resgate nas áreas atingidas até essa sexta-feira (10), foram registrados 1.429 movimentos aéreos na região de Porto Alegre.

O controle de tráfego aéreo na região de Porto Alegre está sendo realizado pelos militares do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Canoas (DTCEA-CO), Unidade Subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) por meio do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II).

“A demanda anterior às operações humanitárias era de aproximadamente trinta movimentos diários na Base Aérea de Canoas. Somente no dia 08/05, foram registrados 288 movimentos aéreos de aeronaves de resgate das vítimas, demandando maior atenção na manutenção da segurança das atividades aéreas durante a prestação do serviço de controle de tráfego aéreo”, afirma o Comandante do DTCEA-CO, Capitão Aviador Carlos Emilião Pinto.

Com o fechamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho, a Base aérea de Canoas está recebendo aeronaves envolvidas nos resgates e voos comerciais em apoio às ações de ajuda humanitária ao Rio Grande do Sul. Até esta quinta-feira (09/05), quatro voos comerciais já pousaram na Base Aérea de Canoas levando donativos e equipamentos para apoio às áreas afetadas no RS.

O Controle de Aproximação de Porto Alegre (APP-PA), que está operando remotamente da Sede do DTCEA-CO, presta o serviço de controle de tráfego aéreo às aeronaves que ingressam na sua área de jurisdição.

Para ordenar o fluxo de aeronaves da Base Aérea de Canoas (BACO), a Torre de Controle de Canoas (TWR-CO) provê o controle das aeronaves que pousam e decolam. “Tanto o APP-PA quanto a TWR-CO estão atuando no controle, ordenamento e segurança das operações aéreas na BACO, quer seja comercial ou humanitária, em apoio à operação de resgate da tragédia no Rio Grande do Sul”, explica o Capitão Emilião.

Fotos: DECEA